top of page

Existe teatro à distância?


Primeira reunião com os novos alunos do TeatroSilva

Muita tristeza e angústia. Insegurança, dor, medo. Temos ouvido, visto e sentido muitas dessas coisas, algumas vezes, todas juntas.


Dentre os sentimentos entristecedores, apequenadores da nossa vontade, um deles aparece estragando o presente e também o futuro: a falta de perspectiva. A sensação de desânimo que surge a partir dessa falta, vínhamos experimentando no nosso teatro. De forma individual e também coletiva.


A decisão de criar as aulas online vão na contramão de tudo que acreditávamos ser “fazer teatro” e talvez ainda não acreditemos que exista teatro a distância. Mas aí, somamos a solidão de cada um, a distância dos integrantes, a falta dos alunos e a saudade deles que eles sentiam dos professores. E tomamos o remédio amargo de abrir mão de uma crença (a do teatro do abraço, da proximidade e da troca) para abrir um caminho novo, não com a foice e o facão da horta de sempre, mas na relação entre telas. O sorriso está longe, mas está lá. Cada um oferece o que tem, a gente até tenta fazer mais do que o razoável, porque amor é meio assim.


Como tudo que é novo, vem a incerteza e o medo. Será que alguém vai querer fazer? Será que vamos conseguir dar conta? Como fazer uma peça de teatro com gente longe? Enfim, mais uma vez: fomos, fazendo. Fizemos a divulgação e deu muito certo. Quase 70 inscritos em uma semana e mais gente ainda está chegando.


A aula inaugural, foi cheia de sustos, como o som que falhou e tivemos que entrar pelo celular, já com quase 10 minutos de atraso (pra internet isso é uma eternidade!). Mas aí, começou e tudo aconteceu. Sorrisos, esperanças, vontade, curiosidade, conhecimentos compartilhados… Tudo numa só aula??? Vê só, minha gente… Quando a gente está presente e está focado, as coisas acontecem. Deu tão certo e com tanta gente, que resolvemos dividir as turmas e já organizar quem iria participar em qual horário.


Assim chegamos até aqui. Neste momento há uma certeza: queremos fazer e fazer muito bem feito. Vamos continuar fazendo. Sempre haverá um Silva para levantar a velha bandeira. Qual? Vem com a gente que você pode ajudar a carregar.


Quer fazer teatro com a gente? Faça sua inscrição clicando aqui.

103 visualizações0 comentário
bottom of page