top of page

NOSSA HISTÓRIA DESDE 2008

Nascemos em 2008, dentro de uma escola pública no Tucuruvi. Foi lá que encontramos uma sala abandonada, usada como depósito, e a transformamos em um verdadeiro espaço de teatro. Entre ensaios, saraus e montagens, começamos nossa trajetória com muita criatividade, improviso e, principalmente, força coletiva.

Logo nos primeiros anos, levamos o espetáculo Belfagor, de Nicolau Maquiavel, para escolas públicas e espaços da Zona Norte de São Paulo, alcançando mais de 5 mil espectadores, a maioria estudantes da rede pública. Desde então, ocupamos diferentes espaços como galpões, laboratórios, praças e ruas, sempre nos reinventando e mantendo vivo o desejo de produzir e difundir cultura.

Em 2013, já em Pirituba, realizamos uma programação especial de aniversário com 10 atividades culturais e recebemos da Câmara Municipal de São Paulo uma homenagem pelo nosso trabalho cultural. No ano seguinte, ampliamos turmas em escolas públicas e, em 2015, participamos pela primeira vez da Virada Cultural.

Com a ocupação do Hortão da Casa Verde, em 2016, criamos o Eco Teatro, integrando arte, permacultura, hortas urbanas e bioconstrução. Transformamos o espaço em sede, lugar de ensaios, oficinas e eventos, fortalecendo nossa relação com a comunidade. Também passamos a levar espetáculos de bicicleta, transportando cenários e instrumentos em uma carretinha acoplada.

Seguimos ampliando nossa atuação em escolas públicas, espaços culturais e comunidades, sempre com formações artísticas, oficinas e apresentações gratuitas. Em 2019, fomos contemplados pelo Fomento à Cultura da Periferia com o projeto Formação Artística - Conceitos Estéticos com Jovens Periféricos, realizado em quatro escolas da região de Pirituba. Durante a pandemia, em 2020, nos reinventamos no formato online, mantendo nosso compromisso de levar arte, reflexão e coletividade mesmo em tempos de distanciamento social.

Hoje seguimos como um coletivo de artes integradas, que une teatro, música, cultura popular, ecologia e território. Nossa essência está no diálogo com a periferia e na certeza de que a arte é uma ferramenta de transformação.

Veja mais na aba PROJETOS.

É muito complicado dizer tudo que quero e sinto sobre esse dia. Foi tudo muito intenso: desde acordar atrasada e ficar no transporte público chorando, triste por dar mancada, até rir com histórias de 4 ou 5 anos atrás. A gente vai vivendo a rotina e quando paramos pra pensar e olhar pra trás fizemos várias coisas incríveis e na hora nem entendemos, mas tem coisas que só percebemos com o tempo.


O teatro é uma das coisas mais importantes da minha vida, minhas primeiras memórias de bater a cara numa tela de cinema em uma das apresentações no interior de Minas (quando mal sabia ler e escrever) até o presente: ver novos alunos ensaiando e pensar que daqui há alguns anos, eles vão entender isso.

Eu queria muito agradecer por todo mundo que passou pelo teatro comigo, cada um foi importante em algo específico e em grupo. Espero aprender muito com os novos e compartilhar experiências, espero ser mais presente agora. Estou feliz demais por esse dia e quero mais dias desses que a gente sai cheio de energia mesmo sendo cansativo.

Reencontrar pessoas tão queridas e importantes faz a gente lembrar que vale muito a pena correr atrás do que gostamos, os anos que ficamos sem nos falar pareciam dias, tudo flui tão bem. É gratificante ver que cada um cresceu demais e reconhecer que o teatro mudou a nossa vida. E continua mudando.

Amo vocês ❤️

leticia.jpg

Letícia Demary, no TeatroSilva desde 2008

gi.jpg

Gerações.

Há 6 anos eu entrei num grupo de teatro, naquela época eu não fazia ideia de como isso seria importante pra mim, agradeço cada pessoa que conheci por esse caminho, vocês foram fundamentais pra eu ser o que sou hoje.

Tive a honra de assistir o ensaio da nova turma no Tirania ®, passar o bastão do Napoleão Bonaparte para a próxima geração, de dar conselhos que eu gostaria de ter recebido quando eu estava nesse lugar.


Eles ainda não sabem, mas isso vai ser muito importante pra eles, como foi pra mim (e toda a turma de "veteranos"). Obrigada @teatrosilva, por tudo ❤️

Giovana Bregantin, no TeatroSilva desde 2013

Há mais ou menos 6 anos, o @teatrosilva , grupo de teatro no qual fiz parte por alguns bons anos, estreava a peça 'Tirania'. Apresentamos por diversos lugares. Grande parte dos espetáculos eram apresentados ao público de forma gratuita, ou a preço popular, já que tínhamos como objetivo tornar a cultura, a arte, mais acessível (a pesquisa sobre acessibilidade à cultura pode ficar por conta de cada um).


Hoje, o grupo, que é formado por novos integrantes, está em processo de reconstruir novamente esse mesmo espetáculo. Fico feliz e orgulhosa ao ver que boa parte deles têm a mesma idade que eu tinha quando comecei. Sei que isso vai fazer muita diferença em diversos aspectos da vida deles.


A arte simplesmente nos torna mais sensíveis ao ver o mundo do outro.


TO ANSIOSA PRA VÊ, ESTREIA LOGO CARAIO. ❤️ Isso é tudo culpa do @baaldemary . Bj e toda sorte do mundo pros novos Silvas.❤️

WhatsApp Image 2019-07-28 at 22.41.30.jp

Gabriele Mendes, conhecida também como "Fada Sensata" no TeatroSilva desde 2013

bottom of page